Chamados
para Resistir à Intolerância -
Uma Declaração de Fé
Obediente
Durante
as eleições, líderes religiosos têm o dever de recorrer a valores
morais de suas tradições de fé que oferecem instrução e
orientação sobre questões de incidência pública. Quando na
esfera pública, os líderes religiosos devem tomar cuidado para não
serem usados pela política ou por políticos, ou permitirem que suas
tradições religiosas sejam exploradas por causas partidárias ou
que suas comunidades de fé sejam transformadas em meros distritos
eleitorais.
Como
Martin Luther King Jr. afirmou, "A igreja precisa ser lembrada
de que ela não é mestre ou serva do estado, mas sim a consciência
do estado. Ela deve ser a guia e a crítica do estado, nunca seu
instrumento."
A
questão correta, para os Cristãos, inclui: O que diz a Bíblia? O
que ensina Jesus? Como tais convicções podem ser melhor aplicadas
às complexas e imperfeitas escolhas que dizem respeito às eleições
políticas? Cristãos diversos chegarão a diferentes conclusões
sobre tais questões - e votarão de maneira diferente - e as
diferenças devem ser respeitadas em uma sociedade democrática e
civil.
Todavia,
em momentos fundamentais da História, cristãos de todas as
tendências no espectro político unem-se em torno de realidades
políticas que ameaçam a integridade fundamental da fé cristã e o
bem estar da própria sociedade. Por vezes, o que é chamado de
política acaba por resultar em crises morais e a forma como
respondemos a elas podem colocar nossa fé em jogo.
Nós,
abaixo assinados, cremos que
este é um desses momentos, e que as igrejas neste país, bem como o
próprio país, estão hoje diante de uma ameaça moral. Estamos
testemunhando os piores valores de nossa nação e sua história
serem exibidos através de uma mensagem de estilo vulgar. Um apelo
direto à intolerância racial, religiosa e de gênero que está
sempre sob a superfície da política americana passa a ser
dolorosamente trazido à luz.
O
domínio de um candidato demagogo e sua mensagem, combinado com um
eleitorado raivoso alimentado por ele, ameaçam tanto aos valores de
nossa fé como à saúde de nossa democracia. Donald Trump promove
diretamente a intolerância racial e religiosa, desrespeita a
dignidade das mulheres, traz danos ao discurso público, ofende a
decência moral e busca manipular a religião. Isto não é mais a
política como de costume, mas sim uma crise moral e teológica, e
desta forma somos compelidos a nos manifestarmos como líderes
religiosos. Essa declaração não é de forma alguma um aval a
outras candidaturas, muitas das quais frequentemente lançando mão
da mesma política racial de formas mais sutis. Mas embora seja
verídico que Donald Trump não tenha sido o primeiro na longa
tradição de pecados raciais americanos, ele está fazendo com que
os piores instintos de nossa nação emerjam, evidenciando o que
costuma ser encoberto, explicitando o que costuma ser implícito.
A
vulgar e muito evidente demagogia religiosa e racial de Trump
representa um perigo e também uma oportunidade - para expor
publicamente e resistir ao que há de pior nos valores americanos. Ao
confrontarmos uma mensagem tão contrária a nossos valores cristãos,
nossas vozes religiosas podem ajudar a criar uma forma poderosa de
divulgar nossa fé verdadeira e nossos melhores valores americanos em
meio à crise e confusão moral de nossa nação.
Há,
compreensivelmente, raiva em todo o país. O fracasso de Washington e
de Wall Street permitiu o surgimento de uma raiva legítima por parte
dos cidadãos, bem como a alienação em todo o espectro político, e
muitos de nós demonstram empatia por muitas pessoas que se sentem
marginalizadas e ignoradas pelas elites econômicas, políticas e
midiáticas que não servem às suas necessidades. Como líderes
religiosos e comunidades precisamos chegar a todos aqueles e aquelas
que são marginalizados e marginalizadas – mesmo que precisemos
cruzar as fronteiras raciais e ideológicas - para ouvi-los, aprender
com eles e servi-los.
Mas
Donald Trump, uma celebridade dos mundos da especulação imobiliária
e dos reality shows, está manipulando essa raiva para aproveitar-se
politicamente dela - às custas do bem comum. Trump está usando
descaradamente o ressentimento racial, medo e ódio - sempre
presentes de maneira perigosa em nossa sociedade - para impulsionar
um movimento contra "o outro", visando outras raças,
mulheres, culturas, etnias, nações, credos e toda a religião
global.
Isso
é totalmente contrário ao amor reconciliador de Deus professado por
todos aqueles que confessam a Jesus como Senhor. Portanto, nós,
líderes religiosos, desta forma confessamos nossa resistência à
mensagem e às ações de Donald Trump. A mensagem de Donald Trump e
a forma com a qual ele a comunica são a antítese dos valores
cristãos, e é hora de que os líderes religiosos digam isto. A
mídia preocupa-se apenas com sua audiência e com as pesquisas
eleitorais sobre a mensagem de Donald Trump; por outro lado, líderes
religiosos deveriam concentrar-se na moralidade de sua mensagem.
A
demografia dos Estados Unidos está mudando. Em breve este país não
será uma nação majoritariamente branca, mas sim contará com uma
maioria de minorias. Cremos, como líderes religiosos, que nossa
diversidade cultural emergente é uma benção, não uma ameaça. Mas
Donald Trump, bem como a seus seguidores, colocou-se em oposição à
América mais diversificada na qual estamos nos tornando. Ele defende
o status quo de poder e privilégio da maioria branca. A isso, Trump
acrescenta o uso e o abuso de mulheres e a defesa de velhos
patriarcados. Como líderes cristãos, rejeitamos tais ataques
raciais e sexistas contra nossos irmãos e irmãs.
A
crescente diversidade racial e cultural em nossas igrejas deveria ser
acolhida por aqueles que creem no Evangelho de Jesus Cristo e
abraçada por aqueles que se chamam de Corpo de Cristo. Ao invés
disso, Donald Trump está apoiando a política de raça e ódio,
chegando a ponto de justificar a violência política. Sua retórica
divisiva, aliada a atitudes racistas, intolerantes e cheias de ódio,
combinadas com nacionalismo xenofóbico, está sendo adotada
entusiasmadamente por milhões - inclusive por muitos que se auto
identificam como cristãos, que tem permitido que sua identidade
racial coloque sua fé em xeque. Isto é oposto à verdade do
Evangelho de Jesus Cristo.
Lamentavelmente,
a política de violência racial tem sido repetidamente usada contra
as pessoas negras em nossa história – precisamente, desde a
fundação de nossa nação. Mas ao invés de demonstrar
arrependimento pelo pecado original do racismo americano, Donald
Trump explora a legítima queixa dos brancos americanos
marginalizados em relação à economia, colocando a culpa de maneira
falsa e sórdida na questão racial.
Os
ataques pessoais de Trump contra o primeiro presidente negro dos
Estados Unidos como sendo ilegítimo e não sendo um de "nós",
suas falsas acusações contra afro-americanos, seus ataques cruéis
contra mexicanos e o estímulo ao medo dos imigrantes em geral, suas
afirmações de que a maioria dos muçulmanos odeiam os EUA e sua
proposta para bani-los de nosso país, sua defesa da tortura e do
assassinato de famílias e filhos de terroristas - tudo isso é
objeto de profunda preocupação de nossa parte como líderes
religiosos. Devemos dizer não a toda essa falsidade, ódio e
violência, em defesa de todos os filhos e filhas de Deus, em toda
sua diversidade.
Relatos
de bullying contra crianças hispânicas e muçulmanas nos pátios
escolares indicam o perigo que tal mensagem impõe à cultura.
Portanto, é hora para que Republicanos e Democratas de consciência
moral levantem suas vozes contra tal mensagem. A ascensão da
intolerância declarada e da demagogia explícita requer mais que uma
resposta política - mas sim exige uma declaração de oposição
moral e mesmo religiosa e resistência teológica.
Muitos
no Partido Republicano tem usado há décadas a política racial de
maneira estratégica, e esta chama agora arde fora de controle. Eles
tem colhido os votos de muitos eleitores brancos da classe
trabalhadora, mas falharam em representá-los e responder às suas
necessidades. Ao invés, o uso que tais líderes republicanos fazem
do ressentimento racial e do extremismo político tem servido como
solo fértil para a ascensão de líderes como Donald Trump.
Felizmente, alguns líderes republicanos condenaram e se dissociaram
de muitas das mais perniciosas declarações e posições de Trump,
mas muitas das vozes que clamam por um Partido Republicano mais
inclusivo foram varridas do mapa. Nossos dois partidos políticos
exploraram as minorias raciais e não mantiveram as promessas feitas.
Essa demagogia racial molda de forma negativa as políticas dos
outros candidatos e revela de maneira alarmante as disparidades
raciais estruturais contínuas em nossa vida política, em ambas as
linhas partidárias.
A
promoção do medo racial e religioso e do ódio, e a justificativa
da violência policial, são questões para o Evangelho, não apenas
questões político-partidárias. A resistência confessional a esta
mensagem é uma exigência para cristãos fiéis. Isso não é um
mero debate eleitoral no qual os cristãos defendem visões políticas
opostas que diferem de maneira legítima. Ao contrário, é um teste
público sobre verdade e discipulado cristãos. A história registra
outros momentos nos quais as igrejas foram impelidas a confessarem
publicamente as verdades da fé de forma a confrontarem movimentos
políticos que representavam ataques traiçoeiros e perigosos ao
evangelho – de forma a clarificarem o testemunho cristão fiel em
época de crise.
Mensagens
inflamadas de intolerância racial, religiosa e nacionalista compelem
à resistência confessional por parte de cristãos fiéis que creem
que a imagem de Deus está igualmente presente em cada ser humano.
Sustentamos que o chamado para amar a Cristo acontece no encontro com
o outro, e cremos que a justiça social é um componente integral do
caminho de Jesus, conduzindo-nos a levantarmos nossas vozes em favor
de nosso próximo contra ataques políticos, especialmente os
promovidos por líderes e governos opressores. O racismo é um pecado
contra o Espírito Santo; opõe-se claramente à obra de Deus no
mundo; e nós cristãos e cristãs somos chamados a defender o nosso
próximo. Devemos sempre sustentar, tanto na vida privada quanto em
público, o princípio de reciprocidade – a Regra Áurea - de que
devemos tratar ao outro da forma como queremos ser tratados.
Ao
nos depararmos com mensagens perigosas e demagógicas de medo racial,
ódio, xenofobia, desrespeito de gênero e ideologia nacionalista,
cabe aos cristãos liderarem através do exemplo - em favor da
justiça e reconciliação racial, respeito mútuo, civilidade,
serviço, liberdade religiosa, paz e solidariedade internacional.
Devemos liderar com nossos melhores valores, e mostrar como o povo de
Deus pode ajudar a guiar rumo a Estados Unidos mais diversos, justos
e unidos. A vocação cristã é a de construir pontes ao invés de
muros, como recentemente nos lembrou o Papa Francisco.
O
pastor e teólogo alemão Dietrich Bonhoeffer certa vez escreveu, "O
silêncio em face do mal é o mal em si; Deus não irá nos
inocentar. Não falar é falar. Não agir é agir." Portanto,
somos chamados a falar e a agir, a partir de nossos púlpitos e
grupos de oração em toda a nação, declarando nossa recusa em
cooperar, através de palavras e atos, com atos de intolerância e
ódio, não como grupo político ou voz partidária, mas como
discípulos de Jesus Cristo. Podemos usar a oportunidade para
falarmos claramente sobre contra o que nos opomos, demonstrar e
liderar através do exemplo em favor daquilo que propomos.
Não
podemos fazer nada diferente disso.
Apêndice
As
ofensas cometidas por Donald Trump incluem:
*
Começou sua carreira política ao questionar a legitimidade do
primeiro presidente negro dos Estados Unidos como não sendo um
estadunidense legítimo, emitindo ou distribuindo comentários,
imagens e mentiras degradantes sobre os afro-americanos e
recusando-se a dispensar de maneira rápida e definitiva o apoio
recebido por sua candidatura da KKK e outros grupos supremacistas
brancos.
*
Iniciou sua candidatura tendo empregado em sua plataforma nacional
ataques racistas, caluniosos, incendiários e insultantes contra
mexicanos e outros imigrantes, dessa forma colocando em risco não
apenas todos os latinos nos Estados Unidos, mas outras pessoas de
cor, que passaram inclusive a ser alvos de bullying escolar. Junto de
outros, propôs uma deportação maciça e cruel de cada imigrante
não documentado vivendo nos Estados Unidos, o que separaria e
destruiria milhões de famílias.
*
Condenou generalizadamente o Islã como religião e propôs uma
proibição sem precedentes e inconstitucional da imigração de
muçulmanos aos Estados Unidos; falsamente acusou os muçulmanos
estadunidenses de muitas coisas, inclusive de uma suposta comemoração
pelos ataques de 11 de setembro, desta forma questionando a lealdade
nacional de milhões de nossos concidadãos - o que solapa nossa
segurança nacional ao alienar e marginalizar nossos vizinhos
muçulmanos.
*
Fez inúmeros comentários objetificantes e degradantes sobre as
mulheres, desrespeitando-as em sua dignidade e em sua igualdade -
inclusive ao zombar da aparência de candidatas mulheres e das
esposas dos candidatos que concorrem com ele e também emitindo
ofensas sexistas contra mulheres jornalistas que o questionaram. Sua
ostentação sexual e as traições a suas diversas esposas ofendem a
homens e mulheres e servem como exemplo negativo para nossos filhos e
filhas.
*
Zombou de um jornalista deficiente físico, criando um ambiente que
pode levar a mais zombarias contra pessoas deficientes.
*
Ameaçou "baixar" leis de difamação para que possa punir
aqueles que o criticam, uma clara ameaça à liberdade de expressão
e liberdade de imprensa, o que, juntamente com suas contínuas
hostilidades verbais e não-verbais contra a imprensa, tem criado um
ambiente ameaçador para os jornalistas que cobrem sua campanha. As
declarações e ações extremamente negativas por parte de Trump
contra uma imprensa livre e crítica é um desconforto para muitos de
nós. Sem desculpar-se, tem expressado seu apoio a ditadores
mãos-de-ferro e seu combate a dissidentes, enviando assim um sinal.
*
Seus comícios tornaram-se ambientes assustadores que ameaçam e
ocasionalmente promulgam a violência através de atos e palavras. Ao
encorajar, de maneira implícita e explícita, a violência e o
ataque físico àqueles que protestam em seus comícios, ele tem
colocado a discussão pública sob risco, chegando a explorar tais
incidentes para seu próprio proveito político. Não apenas ele
deixa de denunciar de maneira inequívoca e enfática o comportamento
violento de seus apoiadores como ele tem incentivado tais práticas
e, quando as pessoas levam-nas a cabo, ele oferece-se para pagar as
custas legais.
*
Por diversas vezes ameaçou empregar técnicas de tortura "muito
piores" que o afogamento simulado contra os inimigos nacionais e
ameaçou matar "familiares", inclusive os filhos, dos
suspeitos de terrorismo – algo completamente incompatível com a
lei estadunidense e internacional
*
Endureceu o discurso político através do uso de ameaças,
expressões vulgares e ataques pessoais vis contra seus oponentes -
justificando desta forma que seus seguidores adotem causticidade
semelhante. Mentiu repetidamente, de maneira aparentemente
patológica, sobre diversos assuntos quando questionado sobre os
fatos. Ao invés de aprofundar a discussão pública, ele estimula
sentimentos de raiva em solo estadunidense e já tornou piores as
relações com outras nações, alvos de seus ataques verbais.
*
Define a liderança em termos de força, dureza, "vencer",
e "fechar negócios", ao invés de adotar a ética do
"serviço" público, buscar uma base comum ou servir ao bem
comum. Para ele a política é reduzida a batalhas que são
ganhas/perdidas, com líderes sendo vencedores contra os perdedores
Oferece-se para ser o homem
forte,
autoritário, ao invés do líder servidor, e sua definição
distorcida de liderança faz com que as virtudes cristãs da
humildade, compaixão, empatia, mutualidade e integridade
desapareçam.
Ao
invés de aprender com seus erros, a lista de ofensas morais de Trump
não para de crescer. É hora de dizer basta.
*
As organizações são mencionadas com o único propósito de
identificação.
Rev.
Claude Alexander, Pastor, The Park Church
Rev. Donald H. Ashmall, Ministro Conselheiro, International Council of Community Churches
Arcebispo Vicken Aykazian, Núncio Apostólico da Diocese Oriental da Igreja Apostólica Armênia
Bispo Carroll Baltimore, Sr., Presidente e CEO, Global Alliance Interfaith Networks
Rev. Leroy Barber, Fundador, Voices Project
Rev. Traci Blackmon, Ministro Executivo Interino, Justice & Witness Ministries, UCC (Igreja Unida de Cristo)
Rev. Dr. Peter Borgdorff, Diretor Executivo Emérito, Igreja Cristã Reformada na América do Norte
Rev. Dr. Brad Braxton, Pastor Sênior Fundador, The Open Church of Maryland (A Igreja Aberta de Maryland)
Rev. Jennifer Butler, CEO, Faith in Public Life
Dr. Iva Carruthers, Secretário Geral, Samuel DeWitt Proctor Conference
Rev. Dr. Shawn Casselberry, Diretor Executivo, Mission Year
Noel Castellanos, CEO e Presidente, CCDA
Shane Claiborne, Diretor, Red Letter Christians
Marie Dennis, Co-Presidente, Pax Christi International
Rev. Joshua Dubois, Fundador e CEO, Values Partnerships
Rev. Dr. Gerald Durley, Pastor Emérito, Providence Baptist Church
Dr. Robert M. Franklin, Presidente Emérito, Morehouse College
Rev. Wes Granberg-Michaelson, Secretário Geral Emérito, Igreja Reformada na América
Dr. David Gushee, Professor, Mercer University
Dr. Mimi Haddad, Presidente, Christians for Biblical Equality
Rev. Cynthia Hale, Pastora Sênior, Ray of Hope Christian Church (Igreja Cristã Raio de Esperança)
Rev. Dr. Derrick Harkins, Vice Presidente Sênior de Programas Públicos, Union Theological Seminary
Lisa Sharon Harper, Chefe Executiva de Engajamento Eclesiástico, Sojourners
Rev. Dr. Frederick D. Haynes III, Pastor Sênior, Friendship West Baptist Church; Membro do Conselho, Samuel DeWitt Proctor Conference
Rev. Alvin Herring, Vice Diretor de Formação de Fé, PICO National Network
Michelle Higgins, Diretora, Faith for Justice
Hyepin Im, Fundador e Presidente, Korean Churches for Community Development
Micky ScottBey Jones, Teóloga Pública, Ativista, Organizadora, Faith Matters Network
Rev. Dr. Jacqui Lewis, Ministro Sênior, Middle Collegiate Church
Rev. Carlos Malave, Diretor Executivo, Christian Churches Together
Rev. Michael A. Mata, Diretor de Los Angeles, Programa de Transformação de Lideranças Urbanas, Azusa Pacific Seminary
Rev. Michael-Ray Mathews, Diretor de Organização Clériga, PICO National Network
Rev. Timothy McDonald III, Pastor, First Iconium Baptist Church
Rev. Brian McLaren, Escritor/Palestrante, Convergence
Rev. Carolyn Metzler, Coordenadora de Vida Espiritual, Living School for Action and Contemplation
Rev. Dr. Otis Moss III, Pastor Sênior, Trinity United Church of Christ (Igreja Unida de Cristo Trinity)
David Neff, Editor Chefe aposentado, Christianity Today
Rev. Dra. Karen Oliveto, Pastora Sênior, Glide Memorial UMC (Igreja Metodista Unida Glide Memorial)
Rev. Adam Phillips, Christ Church (Igreja de Cristo), Portland
Rev. Dr. Soong-Chan Rah, Milton B. Engebretson Professor de Crescimento de Igreja e Evangelismo, North Park Theological Seminary
Rev. Rudy Rasmus, Pastor Sênior Conjunto, St. John’s United Methodist Church (Igreja Metodista Unida St.John)
Fr. Richard Rohr, O.F.M., Fundador, Center for Action and Contemplation
Dr. Steve Schneck, Diretor, Institute for Policy Research & Catholic Studies, The Catholic University of America
Rev. Dr. Ronald J. Sider, Distinto Professor Sênior de Teologia, Ministério Integral e Política Pública, Palmer Seminary em Eastern University
Dr. T. DeWitt Smith Jr., Pastor Sênior, Trinity Baptist Church of Metro Atlanta, Co-Presidente, National African American Clergy Network
Rev. Ron Stief, Diretor Executivo, National Religious Campaign Against Torture
Rev. Robert H. Thompson, Exeter, N.H.
Rev. Anthony L. Trufant, Pastor Sênior, Emmanuel Baptist Church
Rev. Jim Wallis, Fundador e Presidente, Sojourners
Rev. Dr. Raphael Warnock, Pastor Sênior, Ebenezer Baptist Church
Dra. Joan L. Wharton, Pastora, Hemingway Temple AME Church (Igreja Metodista Episcopal Africana)
Dr. Reggie Williams, Professor Assistente de Ética Cristã, McCormick Theological Seminary
Dra. Barbara Williams-Skinner, Co-Presidenta, National African American Clergy Network
Rev. Jim Winkler, Presidente e Secretário Geral, National Council of Churches
Rev. Dr. Frank Yamada, Presidente, McCormick Theological Seminary
Rev. Donald H. Ashmall, Ministro Conselheiro, International Council of Community Churches
Arcebispo Vicken Aykazian, Núncio Apostólico da Diocese Oriental da Igreja Apostólica Armênia
Bispo Carroll Baltimore, Sr., Presidente e CEO, Global Alliance Interfaith Networks
Rev. Leroy Barber, Fundador, Voices Project
Rev. Traci Blackmon, Ministro Executivo Interino, Justice & Witness Ministries, UCC (Igreja Unida de Cristo)
Rev. Dr. Peter Borgdorff, Diretor Executivo Emérito, Igreja Cristã Reformada na América do Norte
Rev. Dr. Brad Braxton, Pastor Sênior Fundador, The Open Church of Maryland (A Igreja Aberta de Maryland)
Rev. Jennifer Butler, CEO, Faith in Public Life
Dr. Iva Carruthers, Secretário Geral, Samuel DeWitt Proctor Conference
Rev. Dr. Shawn Casselberry, Diretor Executivo, Mission Year
Noel Castellanos, CEO e Presidente, CCDA
Shane Claiborne, Diretor, Red Letter Christians
Marie Dennis, Co-Presidente, Pax Christi International
Rev. Joshua Dubois, Fundador e CEO, Values Partnerships
Rev. Dr. Gerald Durley, Pastor Emérito, Providence Baptist Church
Dr. Robert M. Franklin, Presidente Emérito, Morehouse College
Rev. Wes Granberg-Michaelson, Secretário Geral Emérito, Igreja Reformada na América
Dr. David Gushee, Professor, Mercer University
Dr. Mimi Haddad, Presidente, Christians for Biblical Equality
Rev. Cynthia Hale, Pastora Sênior, Ray of Hope Christian Church (Igreja Cristã Raio de Esperança)
Rev. Dr. Derrick Harkins, Vice Presidente Sênior de Programas Públicos, Union Theological Seminary
Lisa Sharon Harper, Chefe Executiva de Engajamento Eclesiástico, Sojourners
Rev. Dr. Frederick D. Haynes III, Pastor Sênior, Friendship West Baptist Church; Membro do Conselho, Samuel DeWitt Proctor Conference
Rev. Alvin Herring, Vice Diretor de Formação de Fé, PICO National Network
Michelle Higgins, Diretora, Faith for Justice
Hyepin Im, Fundador e Presidente, Korean Churches for Community Development
Micky ScottBey Jones, Teóloga Pública, Ativista, Organizadora, Faith Matters Network
Rev. Dr. Jacqui Lewis, Ministro Sênior, Middle Collegiate Church
Rev. Carlos Malave, Diretor Executivo, Christian Churches Together
Rev. Michael A. Mata, Diretor de Los Angeles, Programa de Transformação de Lideranças Urbanas, Azusa Pacific Seminary
Rev. Michael-Ray Mathews, Diretor de Organização Clériga, PICO National Network
Rev. Timothy McDonald III, Pastor, First Iconium Baptist Church
Rev. Brian McLaren, Escritor/Palestrante, Convergence
Rev. Carolyn Metzler, Coordenadora de Vida Espiritual, Living School for Action and Contemplation
Rev. Dr. Otis Moss III, Pastor Sênior, Trinity United Church of Christ (Igreja Unida de Cristo Trinity)
David Neff, Editor Chefe aposentado, Christianity Today
Rev. Dra. Karen Oliveto, Pastora Sênior, Glide Memorial UMC (Igreja Metodista Unida Glide Memorial)
Rev. Adam Phillips, Christ Church (Igreja de Cristo), Portland
Rev. Dr. Soong-Chan Rah, Milton B. Engebretson Professor de Crescimento de Igreja e Evangelismo, North Park Theological Seminary
Rev. Rudy Rasmus, Pastor Sênior Conjunto, St. John’s United Methodist Church (Igreja Metodista Unida St.John)
Fr. Richard Rohr, O.F.M., Fundador, Center for Action and Contemplation
Dr. Steve Schneck, Diretor, Institute for Policy Research & Catholic Studies, The Catholic University of America
Rev. Dr. Ronald J. Sider, Distinto Professor Sênior de Teologia, Ministério Integral e Política Pública, Palmer Seminary em Eastern University
Dr. T. DeWitt Smith Jr., Pastor Sênior, Trinity Baptist Church of Metro Atlanta, Co-Presidente, National African American Clergy Network
Rev. Ron Stief, Diretor Executivo, National Religious Campaign Against Torture
Rev. Robert H. Thompson, Exeter, N.H.
Rev. Anthony L. Trufant, Pastor Sênior, Emmanuel Baptist Church
Rev. Jim Wallis, Fundador e Presidente, Sojourners
Rev. Dr. Raphael Warnock, Pastor Sênior, Ebenezer Baptist Church
Dra. Joan L. Wharton, Pastora, Hemingway Temple AME Church (Igreja Metodista Episcopal Africana)
Dr. Reggie Williams, Professor Assistente de Ética Cristã, McCormick Theological Seminary
Dra. Barbara Williams-Skinner, Co-Presidenta, National African American Clergy Network
Rev. Jim Winkler, Presidente e Secretário Geral, National Council of Churches
Rev. Dr. Frank Yamada, Presidente, McCormick Theological Seminary
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